sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O que é vencer?

Aparentemente não tem coisa melhor do que ganhar uma discussão. A coisa ferveu e o vencedor em seu ponto de vista arrebentou com argumentos inteligentes. A pessoa abatida pela eloquência adversária fica sem graça e com sentimentos de incapacidade. Envergonhada vai embora cheia de acusações e sabe-se lá mais o quê. O vencedor inflado em seu ego sente-se um gênio e quer dar autógrafos.

Todos nós já estivemos nos dois lados da situação acima descrita sem brilhantismo nenhum. Caso você ainda não esteve do lado do perdedor procure alguém maior para brigar da próxima vez e boa sorte!

É triste saber que faz parte da nossa natureza humana o instinto de humilhar o próximo. Até mesmo a criança pequena faz isso com seus coleguinhas. Quem nunca sofreu na escola?
Lembro de uma situação que aconteceu comigo quando estava no...e uma menina enterrou seu lápis de escrever afiado naquelas máquininhas assassinas na minha mão esquerda. Eu me senti um lixo humano. Minhas emoções disseram para mim naquele momento que eu era um fracasso.
Tudo bem que a discussão infantil não é muito civilizada,mas dá pra ver a índole humana desde de cedo.

O que é vencer?

Com certeza não é deixar claro para o seu semelhante que ele é uma ameba falida.
Vencer é ter dignidade e misericórdia estando certo ou errado em qualquer embate na vida.
Precisamos ouvir com consideração os pensamentos opostos aos nossos e com educação declinar quando não concordar e assimilar com humildade quando proceder do bem.

O que é perder?

Com certeza é chegar em primeiro lugar sozinho no pódio.

Um comentário:

  1. Esta mensagem é realmente para muuita reflexão!!!

    Valeu bispa, por postar mensagens sempre tão edificantes!!!

    Bjos!

    ResponderExcluir