segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fácil falar. Difícil é ver o Tolo se esburrachar!

" Talvez seja realmente fácil falar e dizer coisas boas aos que estão se debatendo no mar incerto das consequências das suas ações, mas com certeza é muito difícil e doloroso ver que as pérolas são dadas aos porcos...Fico pensando na economia de dor que poderia ser feita, simplesmente dando ouvidos a pregação do evangelho de Jesus Cristo. Somos incapazes de ouvir outra voz, muitas vezes, que não seja a nossa mesma, infelizmente."

(Jamais seremos capazes de sentir o que outro sente na pele, mas podemos ter compaixão e por estar de fora da situação, ver a questão em outro ângulo e ajudar!)

- Já te ocorreu que a dor sentida hoje ou no passado poderia ter sido evitada, caso o conselho recebido tivesse sido considerado e posto em prática?

"Não deis aos cães as coisas santas, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos estraçalhem." Mateus 7: 6

O significado de tudo isso está dentro de um contexto de aconselhamento. Aconselhar ou não aconselhar o Tolo? Tolo é uma pessoa indisposta a quebrantar o seu coração. A Bíblia chama de tolo todo aquele que que é inclinado a futilidade do mundo e indisposto de alma para receber influências sábias sobre o bom proceder na vida.

Dar pérolas aos porcos é tentar salvar quem quer continuar a viver e morrer em seu próprio mar de estupidez, na essência vazia do seu ser em miséria espiritual. Nem todos querem ser lúcidos! Nem todos querem ver a verdade na ótica de Deus, na eternidade!

-Fazer o quê?

Quero muito ser uma bênção. Promover as mudanças no mundo possíveis com o meu tocar das minhas mãos, mas esbarro sempre na livre escolha das pessoas, inclusive na minha mesma. Com Deus não é diferente! Ele olha com seu olhar de amor e quer mostrar o caminho para a vida, mas precisa respeitar a escolha do homem, feita no jardim do Éden, em comer o fruto da ciência do bem e do mal. (Este fruto era o único que matava!)

-AFF! Faltam-me palavras que expliquem tal inclinação para a desobediência. Qualquer coisa que venha a dizer será usada contra mim mesma!

-Qual a diferença ente o sábio e o tolo?

O sábio é o tolo que resolveu ouvir e aprender!

"Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis. Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha acha a vida e alcança o favor do Senhor. Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte."
Provérbios 8:33-36

-Não aborreça a sabedoria de Deus!

2 comentários:

  1. Querida bispa:
    Vamos seguindo e fazendo sempre a nossa parte: dizer as pessoas que através da pessoa de Jesus somos merecedores da excelência que é ter Deus como nosso Pai.Que todas as pessoas sintam-se merecedoras de tamanho presente.Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma pura e triste verdade. Muitas vezes nos dispomos a morrer por pessoas que nem se quer se importam em viver na lama. Se alguém não quiser se ajudar, nem Deus poderá ajudá-la. Parei de querer ser melhor que Deus e ter mais misericórdia que Ele.rsrsrs

    ResponderExcluir