domingo, 23 de janeiro de 2011

SERENDIPISMO, você sabe o que é?

"Nada é distante quando marcamos um encontro, totalmente por um acaso!"

O mundo sempre nos parece pequeno quando encontramos pessoas que fazem parte do nosso histórico de vida em algum lugar inesperado. Nossa reação de surpresa evidencia isso quando de repente a gente está cruzando uma avenida em um lugar distante da nossa realidade de viver e magicamente esbarramos naquele conhecido que a tempos não víamos e conversa vai e conversa vem, um negócio é feito e as coisas nunca mais voltam a ser as mesmas. O acaso mudou tudo! Às vezes, uma conversa que não estava em nossos planos muda tudo em nossas vidas.

"O cientista francês Louis Pasteur dizia: “O acaso só favorece a mente preparada

"Foi por um acaso que...e...então...tudo mudou em minha vida!"

Todos nós temos relatos semelhantes de alguma coisa que aconteceu por um acaso. Grandes descobertas aconteceram acidentalmente por acaso e elas mudaram o curso do mundo.

"O mundo nunca mais foi o mesmo depois daquele SERENDIPISMO!" (descoberta por acidente e sagacidade)

Alexander Fleming, ao se preparar para entrar em férias por duas semanas, inoculou estafilococos em uma bandeja e, ao invés de colocá-la na incubadora, como normalmente fazia, resolveu deixá-la sobre a bancada.

No andar de baixo do laboratório de Fleming trabalhava um perito em bolores que cultivava, entre outros, os esporos de um fungo desconhecido, o Penicillium notatum. Imagina-se que os esporos, muito leves, tenham sido levados pelo vento e estavam flutuando em grande quantidade no ar do laboratório de Fleming, cuja porta sempre ficava aberta.

Retornando das férias, e encontrando o laboratório em grande desordem, Fleming começou a fazer uma limpeza geral. Repentinamente, uma das bandejas de estafilococos que estava prestes a ser desinfetada chamou-lhe a atenção. A placa apresentava uma larga zona clara totalmente desprovida de estafilococos, justamente a parte que estava cercada pelo mofo Penicillium. Fleming havia descoberto a penicilina, primeira droga capaz de curar inúmeras infecções bacterianas.

- Eureka! Eureka!

A história conta que Arquimedes pronunciou esta palavra após descobrir que o volume de qualquer corpo pode ser calculado medindo o volume de água movida quando o corpo é submergido na água, conhecido como O princípio de Arquimedes. Esta descoberta foi feita quando se encontrava na banheira, pelo que saiu nu para as ruas de Siracusa gritando Eureka!

Escrevi este texto na esperança de provocar em você uma curiosidade criativa em buscar à Deus, pois certamente Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que o acaso ou qualquer serendipismo.

Um comentário:

  1. Gostei!E se juntarmos o acaso com os planos de Deus?Isso é dá certo sera?

    ResponderExcluir