segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que fazer com uma fé cansada?

Tem hora que a coisa do viver em luta, constante, para alcançar os objetivos da vida, cansa. A gente é carne e sangue, suor e lágrimas, fé e razão, família e trabalho, sonhos e desejos, questionamentos e argumentos, corpo, alma e espírito. Precisamos de descontos especiais nas circustâncias e, às vezes, não temos o cupom "Vale uma longanimidade especial" na carteira e fervemos os neurônios, que deixam de fazer as sinapses, necessárias, para o bom senso cristão. Justamente nestes momentos é que podemos, não intencionalmente, nos tornarmos nossos próprios inimigos.(Se eu me levantar, contra mim mesmo, o que será que pode acontecer de ruim? Pois de bom , nada há de vir.)

"Quem ignora o passar pelas canseiras do existir, como uma fase de oportunidade ímpar, não pode aprender a perseverar e a construir novos rumos de vida".

Quando Jesus antes ser preso no jardim de Getsêmani, Mateus 26:30, disse: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar" e levou consigo a Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo". Ele estava querendo apoio, no mínimo, dos seus amigos e discípulos. Mas o que vemos no continuar da história é que os discípulos não conseguiram ajudar o seu mestre, por estarem esgotados.

Esgotamento espiritual! A fé cansada leva ao sono da tristeza, isto é, a inércia espiritual. Uma pessoa com a fé cansada perde a capacidade de profetizar sobre a sua própria vida. Ela se cala e dorme na fé, mesmo estando acordada na igreja. No caso dos discípulos, eles, dormiram no sentido literal, mas para nós, hoje em dia, é uma metáfora.

Devemos agir contra a nossa fé cansada das seguintes maneiras, dignas:
  1. Denunciando-a!. "Reconheça a tristeza mortal!"
  2. Faça o que tem que ser feito por obediência. Não se afaste da Palavra de Deus e da Igreja.
  3. Mantenha sua oração no altar de Deus!
  4. Compartilhe sua dor com uma amigo ou um líder, pastor, fiel ao Senhor.
  5. Entenda que tudo passa!
  6. Descanse nas promessas de Deus!
  7. Chore!
  8. Semeie com lágrimas, pois com alegria colherás!
  9. Lembre-se que Jesus sabe o que é padecer, que seguiu em frente, venceu a morte, com coragem, que hoje vivo está, assentado num trono de glória e que intercede por nós, ainda agora.
  Deus é fiel!Faz forte o cansado!Ele vai te Ajudar!

Um comentário:

  1. A Paz do Nosso Senhor, querida Bispa Gisela!
    Antes não sabia como definir algumas fases as quais passei. Agora elas tem nome , descobertas e denunciadas no mundo espiritual : Fé cansada!Nunca mais estas fases poderão me deter, tenho estratégias vindas do trono do Senhor para enfrentá-las.
    Obrigada por despir-se de si e deixar que o espirito de Deus fale conosco atravéss de sua vida.
    Sem te conhecer , te amo em Cristo!
    Fátima Arruda

    ResponderExcluir