sexta-feira, 6 de maio de 2011

Odre velho ou odre novo?

"Seja um odre novo com vinho novo ou seja um odre velho com vinho velho, mas nunca altere esta ordem, pois aí, a coisa arrebenta!"

"E ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se fizer isso, o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. Mas o vinho novo deve ser colocado em odres novos, e ambos juntamente se conservam." Lucas 5:37

A coerência é postura mais importante na questão da saúde psíquica e emocional. Ser coerente é ter lógica no viver, mesmo que dentro de uma coerência estejamos, coerentemente, errados, ainda sim, será melhor.

Quando a gente diz: Eu te amo e logo, em seguida, nega afetividade com a corporalidade e as atitudes, mostramos incoerência e esquizofrenia. Quando estamos magoados, profundamente, e sorrimos como se nada estivesse acontendo e abraçamos, quem nos magoou, efusivamente, estamos entrando em um buraco negro emocional.

Jesus nos ensinou a pagar o mal com bem. Este ensino nada tem a ver com incoerência, mas sim, com uma escolha, consciente, de agir certo independente de quem esteja errando conosco ou ao nosso redor.

Devemos falar a verdade, sem hipocrisia, sempre!

"Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros." Efésios 4:25

Jesus amava Pedro, mas quando, erradamente, este, pediu ao mestre que não morresse na cruz, teve que ouvir: Arreda-te Satanás!

Demagogia, politicagem, religiosidade e populismo não eram as qualidades de Jesus, definitivamente!

O exemplo dos odres novos ou velhos e os vinhos, trata de uma questão espiritual, mas quero usar esta abordagem de Jesus, coerente, para mostrar, metafóricamente, a preocupação do Senhor em nos ensinar a inteligência e a fazermos escolhas comportamentais saudáveis.

"Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor." Tiago 5: 13

Identifiquem a coerência do conselho bíblico!
Seja mais natural com as coisas desta vida, sem andar na carne, isto é, fazendo bobagens e cometendo pecados a torto e a direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário